quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tigres Asiáticos

Boa tarde!

Segue o texto e a atividade prometida para a 8ª A. Não deixem de resolucionar as atividades propostas. Semana próxima é a avaliação, sendo o conteúdo cobrado Japão e Tigres Asiáticos. Dúvidas? Deixe seu recado no campo específico!

Os Tigres Asiáticos

O surgimento dos Tigres Asiáticos

O crescimento econômico do Japão, nas décadas de 1960 e 1970, tornou-o a maior potência da Ásia. Contando com financiamento dos Estados Unidos, o Japão expandiu sua influência, levando investimentos e incentivando a industrialização em Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul. Já Hong Kong, possesão inglesa, tornou-se foco de grandes investimentos estrangeiros e centro financeiro mundial. Passaram, então, a ser chamados de Tigres Asiáticos.
A designação de Tigres foi estabelecida por analogia entre os atributos do animal e a velocidade com que cresceram economicamente, ao se industrializar, e à agressividade perante a política de exportações.



O investimento norte-americano na Coreia do Sul e em Taiwan

Coréia do Sul e Taiwan receberam forte apoio dos Estados Unidos, onde houve treinamento de técnicos e administradores, facilitaram a entrada dos produtos desses países no seu mercado e forneceram tecnologia em diversas áreas. Além de ajuda econômica, o governo sul-coreano recebeu investimentos norte-americanos voltados ao desenvolvimento industrial e à realização de uma reforma agrária.
A Coreia do Sul agregou trabalhadores e grupos empresariais em torno do projeto nacional, para o cumprimento de metas de desempenho e controle de preços. Formaram-se grandes grupos industriais, que diversificaram seus investimentos entre os mais variados setores, os conglometados.
O pequeno arquipélago de Cingapura, a partir da década de 1960, industrializou-se rapidamente, em um processo semelhante ao do Japão e da Coreia do Sul, baseado nos investimentos em educação e em tecnologia.

Sudeste Asiático: os Novos Tigres

Na década de 1980, o Japão, a China e os Tigres Asiáticos, fortalecidos economicamente, iniciaram investimentos em países do Sudeste Asiático, dando continuidade à industrialização e à integração da Ásia.
Os principais beneficiados desse processo são Tailândia, Malásia, Vietnã, Filipinas e Indonésia. As exportações desses países vêm crescendo de maneira acelerada, passando de US$ 144 bilhões em 1990, para US$ 770 bilhões em 2006, segundo a OMC.
Esses países vêm sendo comparados aos Tigres e chamados de Novos Tigres pelo fato de passarem atualmente por grande crescimento econômico e aceleração do processo de industrialização.

Dinamismo econômico
Os países do Sudeste Asiático, que formavam desde 1967 a Asean, gradativamente deixam de ser apenas fornecedores de matérias-primas aos países asiáticos industrializados e passam a desenvolver seus próprios parques industriais.
A Malásia, a Indonésia e a Tailândia são países ricos em recursos naturais e com tradição de habilidosos trabalhadores manuais. A Malásia é um país localizado numa área equatorial, com grandes recursos florestais. O país iniciou sua industrialização pelo processo de matérias-primas.
O Vietnã, que recebe investimentos da China e dos Tigres Asiáticos, também tem vivido um importante crescimento econômico atrelado à industrialização. As exportações de produtos industrializados, praticamente inexistentes no Vietnã até a década de 1990, hoje já representam 44% das exportações do país.
Em Cingapura, que foi ocupada pelos ingleses até metade do século XX, os produtos industrializados representam mais de 70% das exportações, destacando-se equipamentos para escritório, circuitos integrados, equipamentos de transporte e maquinários.
Porto da cidade de Singapura
Vista panorâmica de Hong Kong


Atividades
1) Quais são os países chamados de Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos?

2) Por que os Estados Unidos investiram grandes quantidades de dinheiro em Taiwan e na Coreia do Sul?

3) Assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) A industrialização asiática é um acontecimento recente.
( ) Atualmente, os quatro primeiros Tigres possuem mão-de-obra barata.
( ) O ritmo de crescimento dos Tigres aumentou nos últimos anos.

4) Analise os dados de dois Tigres Asiáticos.

País A – Exportações: eletroeletrônicos, têxteis, produtos químicos, óleo vegetal, petróleo, gás natural.
Importações: eletrônicos, maquinários, produtos derivados de petróleo, veículos, ferro, aço.

País B – Exportações: semicondutores, equipamentos de telecomunicações sem fio, veículos, computadores, aço, navios, petroquímica.
Importações: maquinários, petróleo, aço, equipamentos de transporte, plásticos.

Quais desses países você classifica como Tigres Asiáticos e qual como Novo Tigre? Justifique sua resposta a partir dos dados apresentados.

5)   Assinale V para verdadeiro e F para falso:
(  ) O Japão não obteve ajuda norte americana após a Segunda Guerra Mundial.
(  ) A agricultura é praticada de forma extensiva.
(  ) A megalópole japonesa integra as cidades de Tóquio, Kobe, Quioto.
(  ) O Japão é um país populoso e povoado, com cerca de 128 milhões de habitantes em quase 378 mil km².
6) Quais foram os quatro primeiros Tigres Asiáticos?

2 comentários: