MULTIMÍDIA

Esta nova página criada para o blog tem o intuito de trazer recursos interativos e atraentes como mapas digitais, programas, infográficos e outros. Explorem!! 


01/06/2010
TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL E TECTÔNICA DE PLACAS


Um assunto bastante importante e que nos ajuda a compreender a formação atual dos continentes da Terra, além de esclarecer os grandes impactos que ocorreram e ocorrem nas bordas de placas é o tectonismo, assunto bastante pertinente que pode cair na prova.


Segue abaixo um link para uma explicação multimídia do IBGE sobre o assunto:


http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/formacaodoscontinentes.swf



23/05/2010
VIAGEM ESPACIAL!

Estou passando para indicar uma reportagem especial da National Geographic sobre o espaço. Tudo muito interativo e fácil leitura com imagens impressionantes.


Trata-se de um especial sobre as conquistas especiais que a humanidade alcançou e é pertinente à Geografia, pois a medida que o homem avança com suas técnicas a espaços extraterrestres este passa a ser de interesse do geógrafo, sendo uma extensão do espaço geográfico. No especial vocês poderão ver imagens como esta abaixo, claro que dentro de seu contexto. Para acessar, basta clicar aqui.


Boa descoberta a todos!!



05/05/2010
GOOGLE EARTH 

Esta postagem é mais que espacial, pois trata-se  do software de exploração espacial Google Earth.

Esta, com certeza, é a maior novidade que a nova versão do Google Earth traz. Além de melhorar consideravelmente a textura das imagens que mostram o oceano, o gigante Google agora leva os usuários para darem um “mergulhinho” em qualquer oceano e mar do planeta.


Visita aos mares e oceanos
Ativando a camada "Ocean", você tem acesso aos mais diversos tipos de informações sobre naufrágios, expedições oceânicas, rastreamento de animais, espécies oceânicas ameaçadas e muito mais. Essas informações são provenientes dos maiores peritos sobre o assunto: a National Geographic e a BBC.

De outro planeta
Visualize o planeta Marte.Com este recurso você poder olhar a superfície de Marte em detalhes, com a identificação de crateras e cânions. Esta é a segunda grande novidade que o Google Earth 5 possui. Ao acessar a opção “Marte”, presente na barra de tarefas do programa, você é levado até Marte e pode explorar todos os cantos do planeta.
Para tornar ainda mais interessante a exploração planetária, todas as crateras, cânions e montanhas estão identificados com seus respectivos nomes. Informações adicionais e até mesmo fotos podem ser acessadas clicando sobre o nome da localização desejada.

Viagem no tempo
Você ainda pode viajar no tempo e ver como eram alguns pontos do planeta em qualquer época entre os anos de 1940 e 2009. Um aspecto interessante de ser observado são as mudanças que ocorreram no planeta Terra, como o derretimento das geleiras e a erosão da costa.
Para ter acesso a esta novidade, é só acessar o ícone , presente na barra de tarefas do programa, ao lado da ferramenta DOM.
Além de um ser um software de qualidade, o Google Earth é muito útil para usuários e estudantes das mais diversas áreas. O detalhamento de ruas, avenidas, estradas, pontos turísticos, etc. tornam o programa indispensável para quem adora viajar, ou mesmo como guia de ruas de qualquer cidade.

A ferramenta de visualização do céu e suas peculiaridades (nebulosas, aglomerados, os planetas, etc.) fazem deste o programa ideal se conhecer melhor o sistema planetário. Embora ainda limitado vale a pena!
Agora, com a novidade que possibilita a visualização dos oceanos e mares e permite que os usuários tenham acesso a centenas de dados e informações sobre espécies marinhas, naufrágios, etc. o Google Earth tornou-se um aliado para oceanógrafos e estudiosos da vida marinha.

Aproveite esta revolução geográfica (a alguns anos atrás era - e é - caro conseguir imagens do planeta) não tem custo algum. Agora isso tudo pode estar em seu somputador de forma gratuita. Aproveite para conhecer, explorar, aprender e desenvolver a chamada cultura de viagem!


Onde conseguir: http://earth.google.com/intl/pt-BR/download-earth.html
Requisitos para um bom funcionamento: Sistema operacional Windows XP/Vista/7/2000 e muita curiosidade.

Estou repostando alguns assuntos pertinentes nesta página para facilitar o acesso.

Cansado de tanto ouvir sobre mudanças climáticas e não saber direito o que é?

Este vídeo produzido pelo Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) através do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) vai ajudá-los a entender este assunto.



Você sabe o que são satélites e para que servem?

É com esta pergunta que você é convidado a conhecer o programa Agência Espacial Brasileira
 

IBGE CIDADES
No IBGE - Cidades, (clique no texto destacado que você será redirecionado para o sítio) onde você poderá escolher qualquer Unidade da Federação (Estado) para visitar. Depois desta etapa você poderá acessar qualquer cidade deste Estado e obter informações como: estimativa da população, histórico, infográficos (adorei esta parte!) e outras várias informações estatísticas. Acesse e surpreenda-se!



IBGE MAPAS
O sítio do IBGE MAPAS é bastante útil, pois nele é encontrado mapas político, físicos, temáticos e interativos. 

IBGE PAÍSES
No sítio IBGE PAÍSES vocês navegam em um mapa-mundi digital e futurista!, onde as informações dos países saltam na tela de seu computador. Muito intuitivo e interessante, você pode encontrar informações de todos os países como: Localização, Capital, Extensão Territorial, Idioma, População total, PIB, Moeda, Histórico, Bandeira, Mapas e Fotos!