MERGULHO PROFUNDO

Esta página do blog destina-se àqueles que querem ou precisam de algo mais aprofundado em relação à Geografia, temas mais complexos relacionados a esta ciência. É uma página que talvez se desprenda um pouco do objetivo inicial do blog e extenda-se além da necessidade de preparo para a prova.

Aproveitem as dicas!


Sites para baixar livros/revistas ligadas à Geografia


Segue abaixo dicas de sites/blogs que disponibilizam livros e revistas para baixar em .pfd socializando o conhecimento geográfico. Aproveitem!!

Livro Decifrando a Terra. Por capítulos:
http://www.4shared.com/account/dir/CbqcmEeJ/Decifrando_a_terra_-_captulos_.html

Site para baixar livros de conteúdos diversos relacionados à Geografia:
http://geointernautas.blogspot.com/

Blog que reúne diversas revistas científicas com temáticas variadas:
http://www.cantacantos.com.br/blog/?p=7188

Comunidade para disponibilizar arquivos e para baixar:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=78283469

É isso! À medida que for encontrando mais informações estarei disponibilizando. Caso vocês tenham dicas de sites/blogs com este tema contribua enviando seus comentários ou twitando!

Censo 2010: população do Brasil é de 190.732.694 pessoas
Como pode ser lido na página principal do blog, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados sobre a população do Brasil. Para analisar estas informações oficiais clique aqui. 

Livro sobre o software Spring está disponível para download gratuito


Foi disponibilizado para download gratuito o livro SPRING 5.1.2 - Passo a Passo: Aplicações Práticas (15,6MB), bem como uma base de dados para ser utilizada como exemplo (30,9MB).

Escrito por Alexandre Rosa dos Santos, Telma Machado de Oliveira Peluzio e Nathália Suemi Saito, o livro foi idealizado a partir da necessidade de se criar um material prático, inteligente, objetivo, rápido e de fácil entendimento a todos os leitores.

A publicação apresenta exercícios aplicáveis para dados espaciais e tem por objetivo atingir diferentes faixas de usuários do mercado, já que não se limita a ensinar comandos ou funções complexas.

O conteúdo do livro inclui os seguintes capítulos:
- Visualizando Imagens de Satélite e Aerofotos Digitais
- Contraste de Imagens Digitais
- Transformações IHS / RGB de Imagens
- Filtragem de Imagens Digitais
- Operações Aritméticas entre Imagens
- Índice de Vegetação
- Classificação de Imagens de Satélite
- Análise de Componentes Principais

Fonte: OCartografo/MundoGeomatica


Microsoft adiciona nova camada do OpenStreetMap no Bing Maps

A Microsoft acaba de anunciar que adicionou uma nova camada do OpenStreetMap (OSM) sobre o seu serviço de mapas online Bing Maps.

O OSM é um projeto colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo, inspirado por sites como a Wikipedia. Os mapas são criados usando dados de receptores GPS portatéis, fotografias aéreas e outras fontes livres.

A nova app de mapa, identificada como "OpenStreetMap", simplesmente carrega os mapas de código aberto como uma nova opção de estilo de mapas. Os usuários podem, ainda, realizar pesquisas sobre a nova camada de mapas, da mesma maneira que já faziam anteriormente.

Para utilizar essa app web do Bing Maps é necessário o plugin Silverlight da Microsoft.



Telecurso 2000 - Geografia 17