domingo, 12 de setembro de 2010

Xenofonia na França


Com a popularidade em queda devido a uma controvertida proposta de reforma da Previdência, a um escândalo de financiamento de campanha e à dificuldade de reerguer o país da crise econômica, o presidente Nicolas Sarkozy lançou mão de uma série de iniciativas populistas e xenófobas para ganhar apoio do cada vez mais conservador eleitorado francês.
De maneira ruidosa, o governo acelerou um processo de "expulsão voluntária" de ciganos -mediante pagamentos de 100 a 300 euros - após ligá-los a uma escalada de violência contra policiais.
Em projeto de lei a ser submetido à Assembleia Nacional, Sarkozy proporá que estrangeiros naturalizados percam a cidadania francesa caso cometam crimes contra agentes da polícia.
A ofensiva de Sarkozy encontra eco no eleitorado -79% dos franceses apoiam a expulsão dos ciganos e 80% concordam com a proposta de cassar a nacionalidade.
A França não está só. A discriminação é plataforma de governo também na Itália, onde o premiê Silvio Berlusconi promove leis para criminalizar a imigração ilegal, e na Suíça, que proibiu a construção de minaretes islâmicos.

Fonte: Folha de São Paulo, edição de 12/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário