quinta-feira, 24 de setembro de 2015


                                                   TRABALHO 3 BIMESTRE 2 ANO A

A avaliação será da seguinte forma:

Apresentação individual: (postura, tom da voz, exposição do tema, domínio do tema quando apresentado) 1,5

Apresentação do grupo: avaliação do material preparado, forma escolhida para apresentar, distribuição da fala entre o grupo, respeito ao tempo estipulado. 1,0


Participação: respeito pelos outros grupos, perguntas (relacionadas ao conteúdo apresentado), cooperação durante as apresentações. 0,5

O trabalho escrito, nas normas da ABNT, terá valor de 20 pontos (por isso é importante atender a todos os tópicos pedidos).
Serão realizadas atividades intercaladas às apresentações que valerão, em seu conjunto 3,o pontos.

Tema Um
África subsaariana: localização, características fisiográficas, dados socioeconômicos.
Origem do subdesenvolvimento: partilha da África (conferência de Berlim), neocolonialismo, conflitos étnicos, dependência econômica e tecnológica.
Dados sobre a população afligida pela aids, expectativa de vida, taxas de natalidade e mortalidade da região, dados da Unaids e outros órgãos sobre a aids na região.
Características da agricultura de subsistência e comercial da região.
Atividades industriais e do terceiro setor.
Características da população: distribuição, etnias, religião, dados da população urbana e rural.

Tema dois
America latina: localização, características fisiográficas, dados socioeconômicos.
Diferença entre América Latina, America Hispânica e America Hiberica (mapas).
Desigualdades sociais, concentração de renda, dependência financeira e tecnologia.
Narcotráfico: países produtores, rotas do narcotráfico (mapa), região produtora, dados sobre o narcotráfico. Problemas sociais e econômicos gerados pelo narcotráfico.

Tema três
Processo de subordinação do campo, revolução verde.
Dados sobre o agronegócio e as commodities.
Características da agropecuária extensiva e intensiva, latifúndio, agricultura comercial e de subsistência, diferenças entre agricultura tradicional (itinerante, jardinagem, plantation), moderna ou de precisão (exemplos de transnacionais que atuam no setor agrícola, área de atuação e país de origem.) e alternativa (orgânica, hidropônica).
Características da pecuária moderna e países produtores e da pecuária tradicional (países produtores).
Dica: pesquisar o processo de subordinação do campo à cidade (suas causas e consequências). O que está nos parênteses também é para ser pesquisado.

Tema quatro
Recursos minerais. Principais países produtores de minério no mundo.
Principais produtores de ferro, bauxita, manganês e cassiterita.
O que são fontes de energia. Classificação das fontes de energia: renováveis e não-renováveis.
Utilização do carvão mineral, localização das jazidas de carvão mineral e principais países produtores e exportadores.
Formação do carvão
Mapa com a localização de jazidas de carvão no Paraná.

Tema cinco
Dependência da sociedade em relação ao uso do petróleo.
Áreas com reservas de petróleo no mundo. Principais países produtores, importadores e exportadores de petróleo.
Países que compõem a Opep.
Estágios da formação do petróleo. Áreas de extração de petróleo no Brasil.
Pré-sal (o que é, características).
Dica: os alunos podem elaborar uma maquete para explicar e demonstrar os estágios de formação do petróleo. Há vídeos no site da Petrobrás há vasta informação sobre o pré-sal. Há também alguns vídeos da Petrobrás ou de outras fontes sobre o pré-sal. Pode criar um cartaz explicando o que é e onde ocorre o pré-sal, assim como apresentar dados demonstrando o sucesso e a importância do pré-sal para o Brasil.

Tema seis
Usinas hidrelétricas: como é o processo de geração. Vantagens e desvantagens.
Problemas ambientais na implantação das usinas. Maiores usinas do mundo.
Maiores produtores de energia elétrica no mundo.
Usinas termelétricas: como é o processo de geração de energia. Vantagens e desvantagens. Países que adotam a energia termelétrica.
Usinas nucleares ( funcionamento, acidentes ocorridos: Chernobyl (1986), Fukushima (2011).
A questão do lixo nuclear.
Dica: os alunos podem pesquisar no site da Itaipu, a segunda maior usina hidrelétrica do mundo e a maior em geração de energia.

Grupo sete
Energias alternativas
Biomassa: o que é, principais áreas de cultivo de cana de açúcar, como é o processo de produção de biodiesel. Dados sobre o uso do biodiesel.
Energia eólica: principais áreas com parques eólicos no mundo. Princípios de funcionamento e dados sobre o uso.
Energia solar: explicar por que os países equatoriais apresenta um melhor potencial para geração de energia solar.
Como se dá o processo de geração de energia solar.
Dica: os alunos podem pesquisar gráficos, mapas, infográficos para apresentar dados. Pode-se também elaborar maquete com materiais recicláveis para demonstrar o funcionamento de parques eólicos.


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