TRABALHO 3 BIMESTRE 2 ANO A
A avaliação será da
seguinte forma:
Apresentação individual: (postura, tom da voz, exposição do tema,
domínio do tema quando apresentado) 1,5
Apresentação do grupo: avaliação do material preparado, forma escolhida
para apresentar, distribuição da fala entre o grupo, respeito ao tempo
estipulado. 1,0
Participação: respeito pelos outros grupos, perguntas
(relacionadas ao conteúdo apresentado), cooperação durante as
apresentações. 0,5
O trabalho escrito, nas
normas da ABNT, terá valor de 20 pontos (por isso é importante atender a todos
os tópicos pedidos).
Serão realizadas atividades
intercaladas às apresentações que valerão, em seu conjunto 3,o pontos.
Tema Um
África subsaariana:
localização, características fisiográficas, dados socioeconômicos.
Origem do
subdesenvolvimento: partilha da África (conferência de Berlim),
neocolonialismo, conflitos étnicos, dependência econômica e tecnológica.
Dados sobre a
população afligida pela aids, expectativa de vida, taxas de natalidade e
mortalidade da região, dados da Unaids e outros órgãos sobre a aids na região.
Características da
agricultura de subsistência e comercial da região.
Atividades industriais
e do terceiro setor.
Características da
população: distribuição, etnias, religião, dados da população urbana e rural.
Tema dois
America latina:
localização, características fisiográficas, dados socioeconômicos.
Diferença entre
América Latina, America Hispânica e America Hiberica (mapas).
Desigualdades sociais,
concentração de renda, dependência financeira e tecnologia.
Narcotráfico: países
produtores, rotas do narcotráfico (mapa), região produtora, dados sobre o
narcotráfico. Problemas sociais e econômicos gerados pelo narcotráfico.
Tema três
Processo de
subordinação do campo, revolução verde.
Dados sobre o agronegócio
e as commodities.
Características da
agropecuária extensiva e intensiva, latifúndio, agricultura comercial e de
subsistência, diferenças entre agricultura tradicional (itinerante, jardinagem,
plantation), moderna ou de precisão (exemplos de transnacionais que atuam no
setor agrícola, área de atuação e país de origem.) e alternativa (orgânica,
hidropônica).
Características da
pecuária moderna e países produtores e da pecuária tradicional (países
produtores).
Dica: pesquisar o processo de subordinação do campo
à cidade (suas causas e consequências). O que está nos parênteses também é para
ser pesquisado.
Tema quatro
Recursos minerais.
Principais países produtores de minério no mundo.
Principais produtores
de ferro, bauxita, manganês e cassiterita.
O que são fontes de
energia. Classificação das fontes de energia: renováveis e não-renováveis.
Utilização do carvão
mineral, localização das jazidas de carvão mineral e principais países
produtores e exportadores.
Formação do carvão
Mapa com a localização
de jazidas de carvão no Paraná.
Tema cinco
Dependência da
sociedade em relação ao uso do petróleo.
Áreas com reservas de
petróleo no mundo. Principais países produtores, importadores e exportadores de
petróleo.
Países que compõem a
Opep.
Estágios da formação do
petróleo. Áreas de extração de petróleo no Brasil.
Pré-sal (o que é,
características).
Dica: os alunos podem elaborar uma maquete para
explicar e demonstrar os estágios de formação do petróleo. Há vídeos no site da
Petrobrás há vasta informação sobre o pré-sal. Há também alguns vídeos da
Petrobrás ou de outras fontes sobre o pré-sal. Pode criar um cartaz explicando
o que é e onde ocorre o pré-sal, assim como apresentar dados demonstrando o
sucesso e a importância do pré-sal para o Brasil.
Tema seis
Usinas hidrelétricas:
como é o processo de geração. Vantagens e desvantagens.
Problemas ambientais
na implantação das usinas. Maiores usinas do mundo.
Maiores produtores de
energia elétrica no mundo.
Usinas termelétricas:
como é o processo de geração de energia. Vantagens e desvantagens. Países que
adotam a energia termelétrica.
Usinas nucleares (
funcionamento, acidentes ocorridos: Chernobyl (1986), Fukushima (2011).
A questão do lixo
nuclear.
Dica: os alunos podem pesquisar no site da Itaipu, a
segunda maior usina hidrelétrica do mundo e a maior em geração de energia.
Grupo sete
Energias alternativas
Biomassa: o que é,
principais áreas de cultivo de cana de açúcar, como é o processo de produção de
biodiesel. Dados sobre o uso do biodiesel.
Energia eólica: principais
áreas com parques eólicos no mundo. Princípios de funcionamento e dados sobre o
uso.
Energia solar:
explicar por que os países equatoriais apresenta um melhor potencial para
geração de energia solar.
Como se dá o processo
de geração de energia solar.
Dica: os alunos podem pesquisar gráficos, mapas,
infográficos para apresentar dados. Pode-se também elaborar maquete com
materiais recicláveis para demonstrar o funcionamento de parques eólicos.
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