quarta-feira, 23 de agosto de 2017


Bom dia alunos do colégio Tatuquara!

Segue abaixo um roteiro explicativo sobre o trabalho do trimestre.

Como elaborar meu telejornal escolar


Organizando a produção:· A equipe deve decidir o nome do telejornal
· A classe dividida em grupos onde os alunos devem ter papéis definidos: uma dupla de alunos deve ficar responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do jornal) e uma, ainda, deve cuidar do figurino (visual do apresentador) e etc.
· O grupo escolhe os temas a serem trabalhados, por exemplo: sociedade, política, cultura e economia. A dupla responsável pela escrita do texto seleciona o assunto dentro do tema, para produzir uma matéria.

· Para organizar a produção, os grupos elaboram:1. Um roteiro de trabalho, colocando as funções e responsabilidades de cada aluno no grupo, para eles não se perderem no decorrer do trabalho.
2. Um roteiro de como será apresentado o jornal, indicando a seqüência da apresentação das notícias.
3. Um esboço de como será o cenário utilizado no jornal, listando os materiais necessários.
4. Perguntas pertinentes, caso haja uma entrevista. (veja sugestão de Roteiro de Entrevista no final da atividade).
5. Quais informações são necessárias para formular uma notícia. (veja Roteiro para Elaborar uma Notícia no final da atividade).

Produzindo as matérias· Os responsáveis pela produção do texto devem ir a campo para colher informações que dêem subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa, cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de fundo, a música de entrada etc.), assim como os que assumiram a produção do figurino.
- Cada dupla produz as matérias no processador de texto.
- Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher os alunos para serem os apresentadores das matérias elaboradas.

Gravando...· O grupo então ajuda o apresentador a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção.
· Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, maquiagem) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.
· No Windows Movie Maker, os grupos devem trabalhar com seus vídeos. Terminado a edição, devem salvar como arquivo de video com uma indicação de que o vídeo está finalizado (ex: Brasil - pronto)
Dicas para produção do telejornal na escola· Decidir o nome do telejornal e emissora a partir de uma votação realizada pela classe.
· Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
· O apresentador deve ter domínio da leitura e boa dicção.
· Cada assunto deverá ter cerca de 20 segundos para que a apresentação não fique cansativa.
· Se a equipe decidir, poderá haver mais que um cenário.
A edição do vídeo deve ser realizada pelo grupo, em um só computador. Se a equipe decidir, poderá colocar propagandas entre os blocos de notícias, mas deve ficar atento ao tempo utilizado.
Apresentação da produção
A equipe apresenta a sua parte do telejornal para a turma com a ajuda do projetor multimídia ou video DVD.
Roteiro de entrevista
  1. Nome do entrevistado:
  2. Nome do evento ou tema da entrevista:
  3. Como surgiu a idéia de criação do evento ou tema da entrevista:
  4. Tempo de duração:
  5. Como é possível participar ou contribuir para...
  6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior)
  7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.)
  8. Quais os resultados esperados
Roteiro para formular a notícia
  1. Mencionar o fato (O que aconteceu?)
  2. Onde aconteceu?
  3. Quando?
  4. Como?
  5. Quais os envolvidos?
  6. Qual o porquê do ocorrido?
Fonte: http://vejahistoria1.blogspot.com.br/2009/10/

2 comentários: